Na atualidade a Educação de Adultos tem-se revelado bastante importante na nossa sociedade. A andragogia é a arte e a ciência de facilitar a aprendizagem dos adultos. A conceptualização da andragogia difere da pedagogia na medida em que esta é definida como a "arte e a ciência de ensinar as crianças"
A diferenciação entre a atuação do pedagogo e o andragogo , incide sobre a aplicação do método pedagógico, no qual o pedagogo aplica-o de forma diligente, o andragogo procura que os aprendentes aprendem por eles próprios e se responsabilizem progressivamente pelas suas aprendizagens.
Salienta o autor Knowles (1980) que o modelo pedagógico é mais adequado quando:
- Os aprendentes são dependentes
- Não possuem experiência prévia na área
- Não compreendem a relevância de determinado conteúdo
- Necessitam de acumular rapidamente conhecimentos e atingir certas performances
O autor Knowles, ressalta que a andragogia tem cinco premissas acerca das caraterísticas dos aprendentes que distingue das crianças :
- necessitam de saber o motivo pela qual devem realizar certas aprendizagens
- aprendem melhor experimentalmente
- concebem a aprendizagem como resolução de problemas
- aprendem melhor quando o tópico possui valor imediato e os motivadores mais potentes para a aprendizagem são internos
No âmbito desta aprendizagem de adultos, estou de acordo com os autores Piaget e Vysgotsky , ao referirem que aprendizagem surge da construção ativa do sujeito sobre o mundo permitindo a transformação e o desenvolvimento dos indivíduos.
Nogueira, S. M. (2004). A andragogia: Que contributos para a prática educativa? Revista Linhas, 5(2),1-23
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