sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Andragogia e Pedagogia

Na atualidade a Educação de Adultos tem-se revelado bastante importante na nossa sociedade. A andragogia  é a arte e a ciência de facilitar a aprendizagem dos adultos. A conceptualização da andragogia difere da pedagogia na medida em que esta é definida como a "arte e a ciência de ensinar as crianças"

A diferenciação entre a atuação do pedagogo e o andragogo , incide sobre a aplicação do método pedagógico, no qual o pedagogo aplica-o de forma diligente, o andragogo procura  que os aprendentes aprendem por eles próprios e se responsabilizem progressivamente pelas suas aprendizagens.

Salienta o autor Knowles (1980) que o modelo pedagógico é mais adequado quando:

  • Os aprendentes são dependentes
  • Não possuem experiência prévia na área
  • Não compreendem a relevância de determinado conteúdo
  • Necessitam  de acumular rapidamente  conhecimentos e atingir certas performances 

O autor Knowles, ressalta que a andragogia tem cinco premissas acerca das caraterísticas dos aprendentes  que distingue das crianças :

  • necessitam de saber o motivo pela qual devem realizar certas aprendizagens
  • aprendem melhor experimentalmente
  • concebem a aprendizagem como resolução de problemas
  • aprendem melhor quando o tópico possui valor imediato e os motivadores mais potentes para a aprendizagem são internos
No âmbito desta aprendizagem de adultos, estou de acordo com os autores Piaget e Vysgotsky , ao referirem que aprendizagem surge da construção ativa do sujeito sobre o mundo permitindo a transformação e o desenvolvimento dos indivíduos.

Nogueira, S. M. (2004). A andragogia: Que contributos para a prática educativa? Revista Linhas, 5(2),1-23

Sem comentários:

Enviar um comentário