segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Educação de Adultos

No diálogo em aula virtual, referem-se aspetos muito importantes em relação ao tema: O que conta na Educação de Adultos?

É salientado que os adultos ainda são capazes de aprender, " os adultos são muito diferentes entre si e os adultos são capazes de aprender". Neste âmbito é crucial na educação de adultos a flexibilidade em gerir aspetos fundamentais face as diferenças existentes entre adultos independentemente da idade, nível social e cultural.

Outro dos aspetos  destacado, o sentido de envolvimento dos adultos face as suas aprendizagens, por exemplo, saberem porque é que querem aprender algo , saber tomar decisões acerca do que irá ser apreendido (como, quando) e consequentemente ser feita a avaliação do que foi aprendizado.

A motivação do adulto é determinantemente um elemento impulsionador para a decisão de determinadas tarefas. Do meu ponto de vista a motivação é uma atitude muito assertiva da parte do adulto no sentido da amplitude do seu caminho da aprendizagem.

A experiência é salientada pelo autor Knowles, como sendo um recurso bom para si mesmo e para os outros . Em relação a este aspeto foi mencionado e muito bem " que a experiência de vida deve ser integrada no processo de aprendizagem". A experiência no meu entender é mais uma oportunidade adquirida pelo adulto, no qual se torna uma ferramenta crucial para o desenvolvimento das suas aprendizagens.

A responsabilização progressiva dos aprendentes acarreta as suas próprias aprendizagens mediante a realização de atividades propostas, e perante este desenvolvimento o aprendente consegue atingir os resultados e depara-se com a seguinte situação: a realização  de que consegue e é capaz efetuar aprendizagens, permitindo acréscimo na autoestima.

O educador

O educador  (formador) , é considerado um elemento muito importante na medida em que tem a responsabilidade de criar condições de fornecer ferramentas e procedimentos para ajudar os adultos a descobrir o saber.

Tem a responsabilidade de encorajar, os formandos a exercer vontade de aprender, adaptando ferramentas e metodologias capazes de promover a autoestima.

Criação de um clima propício à aprendizagem, cria condições físicas confortáveis e de interação ( respeito pelas diferenças)

Estabelecer uma relação de empatia entre o educador e o aprendente é crucial. 


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