sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Competências

Ensino e Formação Profissional  Baseado nas Competências






Segundo a opinião dos autores " a aprendizagem baseada nas competências é uma tendência predominante do EFP na Australiano Reino Unido, nos EUA, na Alemanha e nos Países Baixos"



É crucial abordar várias opiniões na ótica dos autores acerca da aprendizagem por competências. Neste sentido o autor Grant et al. (1979) faz um estudo nas décadas de 60 e 70 no qual difere do atual estudo existente na Europa respectivamente a competências, estando a ser utilizado uma abordagem mais holística das  competências.  Neste âmbito a competência " é a capacidade integrada orientada para o desempenho de uma pessoa ou de uma organização tendo em vista a consecução de realizações específicas" (Mulder,2001) Deste modo a competência, na capacidade integrada de uma pessoa no qual exerce de uma capacidade realização de determinadas tarefas. A pessoa competente dispõe de capacidades técnicas ( proficiency ) . Contudo, quando uma pessoa desenvolve as competências necessárias para a execução de um determinado trabalho obtém uma qualificação ( Wessenlink et al. , 2007) Estas são abordagens predominantes, mas nada impossível na existencia de outras abordagens. Tanto nos EUA  e na Europa é saliente as abordagens comportamentais holísticas.

Numa abordagem holistica de competência pretende referir que a aprendizagem é vista no sentido social construtivista, sendo baseada  no social, no qual o ser humano constrói a sua realidade mediante a interação com os outros. No sentido construtivista social é influenciado sobretudo os pensamentos no âmbito da aprendizagem por competências. Mas num sentido social mais construtivista da aprendizagem , os indivíduos constroem aqui o seu próprio verdadeiro conhecimento.Esta construção ocorre num contexto social.   




Wesselink,R., Biemans,H. & Elsen, E. (2007). Ensino e Formação Profissional (EFP) baseado nas competências, na óptica de investigadores neerlandeses. Revista Europeia de Formação Profissional, 40(1), 42-56


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